Ciclo de palestras “De Homem para Homem” promove conscientização masculina contra a violência doméstica 16/08/2024 - 17:40

Visando o combate à violência contra as mulheres, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná está promovendo um ciclo de palestras destinadas ao público masculino. As conversas fazem parte da segunda etapa da Operação Mulher Segura e integram o projeto “De homem para Homem”, que aborda temas que buscam a conscientização e engajamento dos homens no combate à violência doméstica.
O objetivo desta ação é que as palestras sejam ministradas por homens para discutir abertamente o tema, visando criar um ambiente propício para que os participantes se sintam à vontade para conversarem sobre o assunto e possam sanar eventuais dúvidas, uma vez que essa abordagem tende a facilitar a conscientização desse público.
“Nossas ações e palestras voltadas às mulheres continuarão. No entanto, agora vamos incluir uma nova abordagem. A partir deste momento, vamos iniciar um diálogo direto com os homens. Estamos determinados a dar início à segunda fase da Operação Mulher Segura, focando na conscientização masculina sobre comportamentos e atitudes que precisam ser transformados”, destacou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
O ciclo de palestras já foi realizado em Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Cascavel, Jacarezinho e Guarapuava com 14 palestras, contando com um público de 644 homens. Outros municípios do Paraná também receberão esta ação ao longo do segundo semestre de 2024.
CICLO DE PALESTRAS - A Delegacia da Mulher de São José dos Pinhais iniciou na quinta-feira (15) o ciclo de palestras da 2ª fase da operação Mulher Segura. A palestra “De homem para homem” foi realizada na empresa Transresíduos de São José dos Pinhais e contou com um público aproximado de 100 homens que trabalham como motoristas e coletores de resíduos no município. Na noite de quinta-feira (15) a palestra também foi ministrada na Maçonaria Loja Aristides Lobo. Quem ministrou foi o delegado-adjunto da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, Tristão Antonio Borborema. A iniciativa foi promovida em em parceria com a Delegacia da Mulher do município.
Já na sexta-feira (16), em alusão ao Agosto Lilás, foi promovido a palestra na Surg - Companhia de Serviços e Urbanização Guarapuava, em conformidade com a Operação Shamar e Operação Mulher Segura. Ao todo, 74 colaboradores, entre operacional e administrativo, participaram da ação. A apresentação teve duração de uma hora e tratou temas relativos a violência doméstica como os tipos de violência, ciclo da violência, medidas protetivas, entre outros.
PROGRAMA MULHER SEGURA - O Programa Mulher Segura é uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado e executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública com o objetivo de reprimir crimes contra mulheres, além de prevenir e oferecer suporte às vítimas, garantindo que recebam o auxílio necessário para superar situações de violência. O programa busca reforçar a proteção e garantir os direitos das mulheres em todas as regiões do Paraná, contando com a atuação das polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros, além do apoio de diversas instituições.
OPERAÇÃO VIDA - Esta operação integra a Operação VIDA, que busca intensificar o policiamento ostensivo nas cidades do Estado, com ações preventivas e repressivas e fora dividida em dois eixos: a Operação Cidade Segura e a Operação Mulher Segura, esta última inclui o Programa Mulher Segura Paraná.