Novembro Azul: SESP reúne servidores para palestras sobre saúde e combate à violência contra a mulher 28/11/2024 - 16:13

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) reuniu homens servidores para uma manhã de palestras em alusão ao Novembro Azul nesta quinta-feira (28). O evento, para promover o autocuidado e reforçar o papel dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher, integrou a campanha "De Homem para Homem". 

O coronel Darwin Takahiro Shiwaku conduziu a palestra “Saúde do Homem”, destacando a importância do autocuidado, especialmente na prevenção do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no Brasil.

“O Novembro Azul não só sobre o câncer de próstata é sobre cuidar da saúde, ter autocuidado, é uma forma de garantir que possamos desempenhar plenamente nossos papéis na família e na sociedade”, afirmou o coronel, incentivando hábitos preventivos e consultas regulares.

O capitão Marcos Peres também participou do evento com a palestra “De Homem para Homem”, que abordou o papel ativo dos homens no combate à violência contra a mulher.

“Precisamos pensar em alguns fatores como homem. É preciso repensar algumas atitudes, abandonar comportamentos que perpetuam a violência e assumir nossa responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e segura”, destacou Peres. Ele reforçou que a segurança de cada mulher deve ser compromisso de todos os homens.

Joabe Caldas, filho de uma mulher vítima de feminicídio, compartilhou seu depoimento. Ele destacou como a violência contra a mulher transformou a vida de sua família. “As consequências não se limitam à vítima, sempre haverá filhos, pais ou alguém que depende dela”, disse.

O evento foi restrito aos homens, para que os participantes se sentissem à vontade para tirar dúvidas e discutir os temas sem tabus. A campanha "De Homem para Homem", idealizada pela SESP, nasceu da necessidade de incluir os homens no debate sobre violência doméstica e estimular reflexões sobre masculinidades positivas. 

ANGELINA CARON - O Hospital Angelina Caron também recebeu, nesta última quinta-feira (28), a palestra do projeto “De Homem para Homem”. O comandante da Companhia de Polícia de Campina Grande do Sul, tenente Martinelli, comentou sobre a proposta da conversa. “O intuito da palestra é fazer uma abordagem diferente sobre o que é masculinidade”, falou. 

A juíza da vara criminal de Campina Grande do Sul, Paula Priscila Candeo, comentou que a iniciativa complementa o trabalho de prevenção a todas as formas de violência contra a mulher feito pela instituição. “Estamos nesse trabalho já há mais de dez anos e agora estamos com uma frente em conjunto com a SESP, levando também aos homens informações sobre o assunto”, afirma.

Para a Amanda, integrante do time de Gente Gestão do Hospital Angelina Caron, as palestras ajudam a conscientizar sobre o tema violência não só contra as mulheres, mas também contra jovens e crianças. “Através dessas palestras e ações, a gente consegue ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis e que não conseguem falar. A gente tem que denunciar, porque hoje a pessoa pode estar viva, mas amanhã ela pode não estar mais”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS