Operação Cosud: região Sul e Sudeste fortalecem o combate ao crime 17/05/2024 - 16:04

Durante cinco dias, as forças de Segurança do Paraná atuaram na Operação COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) em regiões de fronteira e Norte Pioneiro do Paraná. A mobilização envolveu os Estados do Sul e Sudeste, além do Mato Grosso do Sul, estado convidado para integrar as operações do Cosud.
Os trabalhos ocorreram entre os dias 08 e 12 deste mês. Pelo Estado do Paraná, participaram a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O balanço aponta que 78.078 pessoas foram abordadas e 123 pessoas foram presas. Foram apreendidas 577 armas de fogo, 37.764,80 quilos de drogas e 491.274 maços de cigarros. 7.324 locais fiscalizados. A Polícia Penal teve 2.263 fiscalização de presos em saída temporária nos dia das mães, 26.812 apenados em liberdade com o benefício da tornozeleira eletrônica monitorados e 1.689 escoltas pelo estado.
Foram cumpridos mandados de prisão, realizadas operações ostensivas, efetuados patrulhamento em área urbana e rural e bloqueios policiais. Também houve trabalho de fiscalização e apoio a outros órgãos.
Para o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a Operação realizada traz benefícios diretos à população paranaense.
“Além dos resultados efetivos de apreensões e prisões no enfrentamento ao crime, a Operação Cosud arrasta consigo um valor inestimável, que é a integração entre os estados e o compartilhamento de conhecimento. Este é um legado que produzirá resultados duradouros para todos os envolvidos”, concluiu o secretário.
Para a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), a integração da Operação Cosud demonstra a preocupação dos governos dos Estados no enfrentamento e combate conjunto do crime organizado nas regiões de fronteira e as ações de excelência desempenhadas pelas forças de Segurança.
Os Estados que participaram foram Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
“O entrosamento e cooperação existentes entre os órgãos e instituições, foram fatores primordiais para o planejamento e execução dos trabalhos, ressaltando o profissionalismo e disposição envidados por todos os integrantes da segurança pública que não mediram esforços para a demonstração de supremacia da força estatal contra a criminalidade”, destacou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Sérgio Augusto Ramos.