PMPR apreende 604,9 kg de entorpecentes em operação integrada na fronteira 28/03/2025 - 17:54

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em conjunto com a Polícia Federal, apreendeu mais de 604,9 Kg de entorpecentes nas últimas 24 horas. As ações fazem parte da "Operação Protetor de Divisas e Fronteiras". O prejuízo para o crime organizado é de R$2,3 milhões.
Na primeira ocorrência, em Guaíra, uma equipe do BPFron avistou um veículo Toyota, de cor prata e origem estrangeira, com a traseira rebaixada. Ao tentar abordar o motorista, o suspeito fugiu em alta velocidade, abandonando o veículo na Avenida Paraná.
No interior do carro, os policiais encontraram 415 kg de maconha e 17 kg de haxixe. Após ser capturado, o homem, de 30 anos, estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
Já em Santa Tereza do Oeste, em outra ocorrência, os policiais abordaram um veículo Spin, de cor branca. Durante a revista, foram localizados 13 fardos de maconha no banco traseiro e no porta-malas, totalizando 132,4 quilos da droga. O condutor do veículo, de 35 anos, e a passageira, de 32, foram presos. Eles foram encaminhados, juntamente com o veículo e a droga, para a 10ª Central de Flagrantes de Cascavel.
Ainda na quinta-feira (27), uma terceira apreensão ocorreu quando a equipe abordou um veículo HB20 na BR-277, em Cascavel. Durante a revista, foram encontrados 40,5 kg de maconha. A condutora, de 19 anos, foi detida e, juntamente com o veículo e a droga foram levados à 10ª Central de Flagrantes de Cascavel.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas na regiões de fronteiras.