Parceria entre Sesp e OAB Paraná busca soluções para combater o golpe do falso advogado 25/03/2025 - 10:05

Representantes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram, na tarde desta terça-feira (25), para debater soluções de combate ao golpe do falso advogado, definir pontos estratégicos para as investigações e medidas de comunicação para dar mais visibilidade às informações de prevenção do golpe.
O secretário da Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira abriu a reunião, que ocorreu na sede da Secretaria, no bairro Batel, em Curitiba. "Essa parceria é fundamental para fortalecer a visibilidade e a conscientização sobre esse tipo de golpe. A colaboração com a OAB será crucial para nos proporcionar diretrizes mais eficazes, permitindo que possamos intensificar e aprimorar o combate a esse crime de forma mais assertiva e coordenada”, afirmou o secretário Hudson.
O presidente da OAB Paraná ressaltou a necessidade de rastrear de que modo esses crimes se originam.
“Além de impactar os cidadãos que são vítimas, esse golpe atinge a advocacia diretamente porque o cliente não entende que o advogado não tem controle dos dados. Não são dados que os escritórios vazam, mas informações públicas às quais os estelionatários têm acesso”, disse.
O delegado Thiago Dantas, que também estava presente na reunião, lembrou que mais de 50 suspeitos foram presos na primeira fase de investigação do golpe, em 2023. Uma operação da Polícia Civil identificou diversas pessoas no estado do Ceará que serviam como laranja para a prática do crime.
MEDIDAS - A OAB Paraná disponibilizará um link no site que direciona para a página de registros de boletins de ocorrência da Polícia Civil. Também vai reforçar que os B.Os devem ser feitos diretamente pela vítima que teve prejuízo financeiro. Além disso, será feita uma orientação para que as vítimas recorram a delegacias especializadas, o que pode facilitar a investigação do golpe.
PRESENÇAS - Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), coronel Fernando Klemps; assessor da Polícia Militar na Sesp, major Cleverson Rodrigues Machado; o assessor da Polícia Civil na Sesp, delegado Italo Biancardi Neto; o chefe do núcleo de comunicação da Sesp, João Mário Goes; a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Bárbara Ferrassioli; o representante da Comissão de Inteligência contra o Golpe do Falso Advogado, Leandro Pereira e a procuradora de Prerrogativas da OAB Paraná, Karla Vicenzi.