Presos da delegacia de Colombo são transferidos para o complexo penitenciário 12/05/2021 - 20:54
O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Polícia Civil do estado fizeram a transferência de 34 presos condenados da delegacia de Colombo, localizada no centro da cidade, na Região Metropolitana de Curitiba, para a Casa de Custódia de Piraquara, no complexo penitenciário. A ação faz parte do projeto entre o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) para que 41 carceragens da Polícia Civil sejam transferidas para gestão plena do Depen e 15 desativadas definitivamente, processo este que deve ser concluído até o final de maio deste ano.
Por meio de um planejamento entre a Sesp e o Depen, ficaram na delegacia de Colombo, apenas os presos provisórios, que seguem com a guarda compartilhada entre a Polícia Civil e o Depen. A transferência dos 34 presos condenados possibilitará tratamento mais adequado aos detentos, além de maior segurança à população, conforme destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares.
“Essa ação faz parte de um planejamento, que nós temos aqui na Secretaria, para desafogar e melhorar o fluxo dos trabalhos, tanto da Polícia Civil quanto do sistema prisional na cidade, já que os policiais civis poderão dedicar-se à sua atividade fim, contribuindo para um melhor atendimento à população. Além disso, os presos ficarão em local apropriado, dentro das unidades penais”, afirmou o secretário.
A ação contou com apoio terrestre e aéreo da Polícia Civil e de integrantes do Depen do Paraná, e teve a participação de agentes penitenciários da Assessoria do Depen e da Cadeia Pública de Curitiba, agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) e também apoio do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil (GOA) e do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (COPE).
De acordo com o Assessor de Segurança do Depen, Alisson Souza de Andrade, a ação ocorreu de forma segura entre todos os envolvidos. “As transferências ocorreram de forma tranquila, sem intercorrências. Além disso, todas as medidas de segurança e sanitárias foram tomadas para garantir a integridade e a saúde de todos os envolvidos na operação”, esclareceu.
TRATATIVAS – O secretário da Segurança Pública esteve na última quinta-feira (06/05), na cidade de Colombo, acompanhado de alguns integrantes da Sesp e de autoridades locais, para visitar as obras de construção da nova Delegacia Cidadã e para discutir o fluxo da segurança pública na região, dentre eles, a transferência da carceragem da Polícia Civil local para o Depen, o qual foi executado na manhã desta segunda-feira (10/05).