SESP promove evento de conscientização ao Transtorno do Espectro Austista 02/04/2025 - 17:19

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná promoveu, nesta quarta-feira (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, um evento de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em alusão ao Abril Azul, mês que reforça a importância da conscientização sobre o TEA, 120 servidores da SESP assistiram à palestra “Direitos das Pessoas Autistas e Atendimento pelas Forças de Segurança Pública", ministrada pela advogada atuante na área, Aline Milanêz.
“Conscientizar é o primeiro passo. E a segurança pública também tem esse papel, por isso organizamos essa palestra sobre a importância da inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para nossos servidores”, disse o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
O diretor-geral da SESP, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, também falou sobre a importância do evento. “Os agentes da segurança pública e das forças de segurança realizam os atendimentos com as pessoas com TEA e seus familiares. Essa palestra veio para acrescentar o planejamento da SESP e contribuir com os protocolos específicos necessários para realizar essa abordagem", destacou.
A palestrante Aline Milanêz, especialista no assunto, contou sobre como essas palestras podem beneficiar o entendimento do TEA. “Hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essas palestras que nós fazemos em todo o Paraná, visam conscientizar as pessoas desse dia sobre a importância de um bom atendimento para as pessoas autistas e sobre o acolhimento que elas precisam”, disse.
Para Lara Rodrigues, que é mãe de uma criança atípica e que esteve presente na palestra, a SESP trouxe um acolhimento de grande importância para a luta diária de quem enfrenta os desafios do preconceito todos os dias.
“Para mim é sempre uma alegria, pois é algo que eu sempre fomento na secretaria e nas forças devido a esse acolhimento. É de extrema importância, pois é uma luta que eu faço há oito anos”, finalizou Lara.
ABRIL AZUL - O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.