Secretário Marinho participa de reunião nacional em Tocantins e vai coordenar grupo de trabalho 07/10/2021 - 18:55

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou nos dias 6 e 7 de outubro da 78ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Palmas (TO). O encontro reuniu gestores da área da segurança pública de 24 unidades federativas, além do Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJPS), Anderson Torres, e teve como objetivo discutir boas práticas e estratégias sobre segurança pública nacional, e criar grupos de trabalhos relacionados à temática.

Para o secretário Romulo Marinho Soares este tipo de encontro valoriza o diálogo e a integração entre os estados, sempre buscando avanços na segurança pública e a troca de experiências e ideias de projetos sobre a temática, para serem desenvolvidos ou o aprimorados nos estados. 

“A avaliação da Secretaria da Segurança do Paraná sobre este encontro é positiva, pois esse diálogo com todos os secretários nos nutre com informações relevantes e atualizações sobre o cenário da Segurança Pública no país. Isso é muito importante, já que as boas práticas e a tecnologia no uso da segurança estão sendo divulgadas, assuntos muito importantes e que estão ligados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.     Há uma unificação, todo mundo fica ciente do que está acontecendo. Então essa reunião do colegiado se faz cada vez mais necessária”, esclarece.

Em um dos eventos da programação da 78ª edição do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), o Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Anderson Torres, participou nesta quinta-feira (07/10) do encontro e destacou a oportunidade de diálogo entre os estados da união.  “Agradeço aos secretários pelos trabalhos desempenhados nos estados de forma integrada e ressaltamos que a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) está próxima dos secretários, com a gestão da questão dos recursos para os estados, por exemplo”, completa.

Nesta quinta-feira (07/10) foram estabelecidos aos secretários grupos de trabalhos relacionados à segurança Pública. Dentre eles, estão incluídos o de bodycams, que será coordenado pelo Secretário do Mato Grosso, Alexandre Bustamante. Para o secretário Marinho, este assunto precisa ser bem debatido.

Ficou estabelecido na reunião que Voluntariamente o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho, vai coordenar o grupo de trabalho de financiamento da Segurança Pública. A discussão sobre a importância, a integração no assunto e os resultados de ambos os grupos de trabalho serão definidos em reuniãozinha a serem agendadas e apresentados no início de dezembro, na próxima reunião do Consesp. 

No fim da manhã desta quinta aconteceu a  inauguração da Cidade da Polícia, pelo governo de Estado do Tocantins. Local onde funcionará as unidades administrativas da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO). O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, aproveitou a oportunidade para incentivar e valorizar a aproximação das unidades federativas. “É importante a união de todos os secretários  para que os estados tenham diminuição de custo e melhorias para a comunidade. Assim vamos mudar o país para melhor com certeza”, finaliza.

PRIMEIRO DIA - O secretário paranaense aproveitou a oportunidade para apresentar algumas práticas do Paraná com destaque à Seção de Crimes Ambientais, da Polícia Científica do Paraná, que iniciou trabalhos de campo recentemente, em busca de vestígios para investigar crimes nesta área. Além deste ponto, o secretário Marinho propôs que seja feito um documento pedindo a prorrogação de algumas verbas de convênio para ano que vem, pediu análise sobre este assunto.

Também na quarta-feira (06/10), representantes da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) esclareceram dúvidas sobre as verbas federais e os prazos para uso. O presidente do Consesp e secretário da Segurança Pública de Tocantins, Cristiano Sampaio, reforçou ao lembrar aos secretários sobre atas de registros de preços, que estão para vencer em dezembro e que ainda podem ser aproveitadas pelos Estados.

MORADIA - Na sequência teve a apresentação do primeiro Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública, o Habite Seguro, lançado em setembro. O programa vai beneficiar profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), da ativa, reformados e aposentados, ao longo dos próximos anos, com a possibilidade de aquisição da casa própria, com subvenções financeiras concedidas por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública e condições diferenciadas de crédito imobiliário.

CONSESP - O Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública foi criado em 2003, e tem como função principal oferecer às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação. Participam do Conselho o Secretário Nacional de Segurança Pública, que o preside, e os secretários de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.

GALERIA DE IMAGENS