Segurança Pública vai ao lançamento da 2º fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas em São Paulo 21/07/2023 - 16:20

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, esteve em São Paulo na manhã desta última quinta-feira (20), para o lançamento da segunda fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas II. A operação é uma parceria entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul que visa combater crimes de atuação de organizações criminosas nas fronteiras dos cinco estados.
A segunda fase da operação é consequência do encontro realizado no mês passado em São Paulo, entre os Secretários da Segurança Pública do Sul (SULMaSSP). A proposta do encontro, foi discutir os rumos da integração dos estados e dar continuidade nas ações conjuntas para a redução da criminalidade.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a troca de informações e recursos entre os cinco estados tem fortalecido cada vez mais a atuação das forças de segurança nas divisas e fronteiras.
“Durante os encontros entre os secretários, foram apuradas soluções em conjunto para que nós pudéssemos combater o avanço do crime organizado de maneira orquestrada nas divisas e fronteiras e é isso que nós estamos fazendo nestas operações. Tenho certeza que a segunda fase desta operação trará resultados importantes”, destacou.
A ação contará com o efetivo policial dos estados integrados, totalizando 15 mil policiais e 6 mil viaturas que serão disponibilizadas para realizar as atividades da operação.
A operação vai intensificar o policiamento ostensivo em todos os municípios de São Paulo que fazem divisa com os outros quatro estados, onde serão empregados os recursos em ações planejadas e integradas. A ideia é inibir os crimes nas fronteiras, bem como os roubos, os furtos, os casos de violência contra a mulher e outros delitos.
RESULTADOS DA PRIMEIRA OPERAÇÃO - A primeira fase da operação ocorreu em maio, logo após o primeiro encontro da SULMaSSP, realizado no final de março em Curitiba, no Paraná. Ao fim das ações, foram apreendidas 3,3 toneladas de maconha, 92,4 quilos de cocaína, 21,5 quilos de crack e 2,1 quilos de haxixe. Além disso, 127 pessoas foram presas e seis adolescentes foram apreendidos. Também foram recuperados 184 veículos.