Servidoras e prestadoras de serviço vinculadas à Sesp participam da Campanha Paraná Rosa 25/10/2021 - 18:54

Mais de 110 servidoras e prestadoras de serviço vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) participaram de uma ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, promovida pela Pasta, em alusão à Campanha Paraná Rosa, idealizada pela presidente da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) e primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. O evento, organizado pela Sesp e com tema "mulher que se ama é mulher que se cuida", ocorreu no auditório da Polícia Científica do Paraná, e também contou com a presença de servidoras desta instituição.

A Campanha Paraná Rosa da SGAS que está em sua 3º edição, neste ano foi denominada “cuide-se, ame-se, previna-se”, e tem contado com diversas ações nos municípios paranaenses para alertar sobre os cuidados à saúde das mulheres. Conforme alertou a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, é importante que as mulheres que fazem seus exames, busquem os resultados, pois muitas não o fazem, é isso pode fazer a diferença.

“O propósito do Paraná Rosa é salvar vidas, por isso nós precisamos fomentar essas ações cada vez mais, indo até os municípios e agregando parceiros, pois queremos que essa importante informação chegue a quem mais precisa. E hoje, vir até aqui e saber que as mulheres estão sendo olhadas e cuidadas é muito importante, pois o nosso papel é servir a população paranaense, mas olhar também para a nossa casa e ter esse cuidado com quem cuida é muito gratificante”, ressaltou a primeira-dama.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, o mês de outubro simboliza a conscientização, mas também provoca uma reflexão geral sobre as questões voltadas à mulher.

“O mês de outubro não demanda cuidado só com a saúde, mas é um período em que as mulheres precisam fazer uma pausa, se fortalecer e refletir sobre vários assuntos. Por isso, esse momento foi pensado para as mulheres que trabalham na Secretaria, que têm nos ajudado diariamente. Esta ação representa uma forma de agradecimento especial, em que elas puderam parar suas atividades por um instante em benefício de uma boa causa”, afirmou o Secretário Marinho.

A Sesp aderiu à ação Paraná Rosa e mobilizou suas servidoras e prestadoras de serviço a participarem deste momento. “O encontro é uma forma de valorização às nossas servidoras, promoveu um bate-papo para alertar sobre a saúde da mulher, neste caso, principalmente a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Essa ação da Superintendência faz com que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná também se envolva e participe, em benefício das nossas servidoras”, destacou a chefe de gabinete da Sesp, delegada Luciana de Novaes.

A ação contou com uma palestra da Secretaria da Saúde de Pontal do Paraná, enfermeira Carmen Cristina Moura dos Santos, que destacou a importância do autoconhecimento do corpo para que, ao sinal de qualquer alteração que a mulher identifique, possa buscar a ajuda de um profissional.

“Essa campanha é uma importante reflexão para que todas as mulheres possam se cuidar, se conhecer e identificar precocemente qualquer alteração. Em caso de dúvida, a mulher pode buscar orientação e atendimento profissional nas unidades básicas de saúde. Tanto o exame clínico, que acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, quanto os exames, principalmente a mamografia, que é o exame padrão para o diagnóstico e rastreio, são oferecidos pelo SUS”, alertou a enfermeira.

Mais de 110 servidoras e prestadoras de serviço participaram da ação promovida pela Sesp. Entre elas estava a policial militar Andrea Gomes de Araújo, que está há quase três anos na Pasta e há mais de 18 anos na PMPR. “Achei bem interessante esse incentivo que nós tivemos, porque valoriza bastante a mulher, mas principalmente a servidora da Secretaria da Segurança Pública e a policial militar. Além de tudo, serviu para o auto-conhecimento da nossa saúde e como um alerta para não esquecermos de fazer os exames”, destacou.

A chefe do Grupo Setorial de Recursos Humanos da Sesp, Jaqueline Teixeira de Souza, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a saúde das servidoras. “Essa participação ativa do governo com a prevenção do câncer de mama, além de demonstrar preocupação conosco, também nos orienta sobre quais tratamentos e exames estão disponíveis, a fim de impedir que esse mal se espalhe”, disse.

“As vezes, na correria do dia a dia, nós, mulheres, não conseguimos tirar um tempo para nos cuidarmos e mantermos os exames em dia. Então, hoje, a Secretaria nos proporcionou um evento especial que nos fez lembrar desse cuidado tão importante que é a saúde do nosso corpo, ao mesmo tempo demonstrou preocupação com o nosso lado pessoal”, contou a assistente da Chefia de gabinete da Sesp, Luizzi Garofani.

A prestadora de serviços Zuleide Fernandes de Sousa, sempre muito presente e prestativa na limpeza da Secretaria há quase três anos, falou sobre a iniciativa da Sesp em promover campanhas como essas. “ Aprendemos bastante coisa, que serve para nos alertar, não só em outubro, mas durante o ano todo. Pra gente é um prazer estar ali na Secretaria cuidando das coisas, por isso eu agradeço à Sesp, de coração, pelo cuidado que estão tendo com a gente”, falou.

LEMBRANÇA - A Sesp entregou às 110 mulheres participantes deste evento uma sacola decorada, com flores e um doce como forma de mimo. A primeira-dama e a palestrante também receberam uma lembrança como forma de agradecimento da Pasta.

EXAMES - Para os exames, o Governo do Estado conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS). O teste é oferecido gratuitamente em diversos municípios de abrangência das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes no evento, o diretor-geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki; o diretor do Instituto Médico Legal (IML), André Ribeiro Langowiski e representando o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a coordenadora estadual de políticas para mulheres encarceradas do Departamento Penitenciário do Paraná, Juliana Duarte, além das convidadas.

GALERIA DE IMAGENS