Sesp promove curso sobre Licitações Internacionais para reforçar a segurança pública 04/09/2024 - 17:13

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) promoveu, nesta semana, o Curso de Licitações Internacionais para a Segurança Pública, reunindo especialistas e representantes de várias instituições para aprimorar a capacidade técnica em contratações no mercado internacional. O evento aconteceu na sede da Sesp, no Batel, em Curitiba.

“O curso demonstra a nossa preocupação com a qualificação dos servidores que atuam na área de licitações, visando assegurar que os processos licitatórios transcorram de maneira eficiente e que os riscos sejam minimizados”, disse o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse, que representou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, no evento.

O curso, oferecido pelo Instituto Negócios Públicos do Brasil, teve como objetivo preparar os servidores da Sesp para lidar com as crescentes demandas do mercado global, abordando desde os conceitos e normativas aplicáveis até os aspectos práticos da elaboração e publicação de editais internacionais. Os participantes puderam acompanhar passo a passo, analisando a teoria, editais reais e documentos de empresas estrangeiras.

“Foi um evento de extrema importância para a capacidade técnica da nossa Secretaria, especialmente no momento que as aquisições de bens no mercado internacional se tornam cada vez mais estratégicas para garantir a eficiência, economicidade e competitividade das contratações públicas”, explicou o diretor de Gestão Estrutural da Sesp, major Cecílio Campiolo Luz.

Representantes de setores da Sesp, como o Centro de Licitações, o Centro de Planejamento de Compras e a Assessoria Técnica Jurídica, participaram do curso. Além disso, o evento contou com a presença das cinco forças de segurança do Estado.

“A relevância desse curso é mostrar as potencialidades da licitação internacional para a segurança pública, com a maior competitividade com os pregões internacionais, a economicidade na parte tributária, mais tecnologia, mais competidores e os resultados práticos que já estão sendo comprovados em vários casos pelo Brasil e também aqui no Paraná”, destacou o advogado e professor do curso, Jonas Lima.

Outras instituições estaduais importantes como a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, o Tribunal de Contas do Estado e a Casa Militar participaram do curso. “Esse curso é fundamental por conta das características das aquisições que a Secretaria de Segurança faz. Buscar no mercado internacional produtos com melhor qualidade e também maior concorrência traz uma melhor efetividade para as contratações. Então os servidores puderam ter dois dias de muito enriquecimento que vai gerar políticas públicas melhores para o estado do Paraná”, comentou o procurador-chefe da Coordenadoria do Consultivo da PGE, Igor Pires Gomes da Costa.

Também estiveram presentes integrantes do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública dos estados de Santa Catarina e São Paulo.

GALERIA DE IMAGENS